Optical TriOctaFuzz
Fuzz analógico com três oitavas e controle dinâmico por optoacopladores, o Aranea é um pedal híbrido de fuzz e oitavador múltiplo, que podem unir forças para criar texturas densas e moduladas. Seu circuito, criado pelo Adiel da AQR Pedals, é único, mas compartilha algumas semelhanças com o Silicon Fuzz Face, o Death By Audio Fuzz War e o DAM Meathead Dark. Uma verdadeira máquina de texturas pesadas e agressivas, que vai desde timbres "sintéticos" com cara de videogame old school, com efeito semelhante a um bitcrusher, até um fuzz agressivo, pesado e de altíssimo ganho, e com a possibilidade de misturar esses dois mundos para criar timbres extremamente pesados e diferentes do convencional. Não possui clipagem por diodos, e sim três estágios de alto ganho em cascata, com amplificação por transistores BC550 e operacionais TL074. Octuplamente esmagador!
Os 10 potenciômetros frontais oferecem controle preciso sobre cada elemento da cadeia de efeitos:
+1 Oct: controla a amplitude do sinal uma oitava acima do sinal original. Dá brilho e ataque “sintetizado”, excelente para solos cortantes e timbres lead doom e stoner.
-1 Oct: controla a amplitude do sinal uma oitava abaixo. Encorpa o som, ideal para riffs graves, linhas de baixo ou para preencher em bandas menores.
-2 Oct: controla a amplitude do sinal duas oitavas abaixo. Dá peso massivo e sonoridade “synth-bass”, especialmente eficaz em sons mais lentos e atmosféricos. Brilha em downtuning, guitarras barítono e de 7 cordas, além dos baixos, é claro.
Fuzz: define a intensidade da adição de um sinal de onda quadrada pura, ou seja, um fuzzão enorme e mal encarado pronto para abrir um buraco negro com o amp no talo.
Clean: regula quanto do sinal limpo é somado ao sinal processado, ou em outras palavras, controla o balanço entre o efeito e o som puro do instrumento. No mínimo (anti-horário): só o sinal processado (fuzz + oitavadores). No máximo (horário): som limpo forte, com ganho, misturado com um pouco do sinal processado. Este controle é extremamente útil para preservar ataque, articulação e definição.
Opto: crossfade entre as vozes sedutoras e ardilosas dos dois optoacopladores, que são as quelíceras da Aranea. Em sentido anti-horário está o primeiro optoacoplador, mais ruidoso, "sintetizado", menos comprimido e também mais opaco, o que o torna menos sensível aos efeitos do octave up (+1 Oct). No sentido oposto, horário, há a mistura dos dois optoacopladores, mais comprimida, aberta e com mais volume.
Tone: ajusta a tonalidade geral do sinal processado. Funciona como um filtro passa-baixa, que vai cortando frequências agudas conforme é fechado em sentido anti-horário.
Sens: controla a intensidade de atuação dos optoacopladores, o que afeta a amplitude, a compressão, o tempo de resposta, a dinâmica e a atuação das oitavas. Mais cuidado, pois não por acaso, o controle Sens é sensível, e pode reagir de maneira brusca conforme a configuração do Aranea.
Subs: o Aranea é grave por natureza, como todo pedal da Tripod. Mas se você for usá-lo com contrabaixo, guitarra de 7 cordas / barítono ou até mesmo uma guitarra convencional downtuning, essa chavinha pode conferir o tempero que faltava no seu timbre.
Vol: como o volume do Aranea pode variar conforme as configurações utilizadas, esse knob é útil para chegar ao equilíbrio de amplitude.
O Aranea é um animal selvagem e peçonhento. Alguns preferem chamá-lo de monstro, por conta da sua potência e estética, que pode ser assustadora a ouvidos sensíveis. É preciso cautela ao se aproximar e cuidado ao manipular seus muitos controles.
Como um ser selvagem e complexo, por vezes o Aranea é pouco amistoso. Assim, é preciso saber domá-lo para obter bons, ou melhor, excelentes resultados. Aqui vão algumas dicas:
Se todos os oitavadores (+1 Oct, -1 Oct e -2 Oct) e os controles Fuzz e Clean estiverem fechados, ou seja, em 0 (zero), totalmente em sentido anti-horário, o Aranea simplesmente não terá som, pois não haverá sinal passando, já que o sinal limpo do instrumento está bloqueado pelo controle Clean, não há nenhuma oitava ativa e o fuzz também está "desligado".
Se o controle Sens estiver totalmente fechado (em sentido anti-horário), o seu LED irá apagar e será interrompido o funcionamento dos oitavadores, deixando soar apenas o instrumento limpo, ou nem isso, caso o controle Clean esteja totalmente fechado.
Cuidado ao se aproximar! Vá com calma e opere os controles do Aranea com cuidado, sem movimentos muitos bruscos. Adicione elementos aos poucos, até chegar àquele som das profundezas digno de um ser oriundo dos recônditos mais profundos e inimagináveis da Terra. Explore com calma, pois o Aranea sabe recompensar quem está à sua altura.
Como configuração inicial, recomendo o seguinte: +1 Oct, -1 Oct e -2 Oct zerados; Fuzz no máximo; Clean no mínimo; Opto totalmente à direita; Tone e Sens no meio. A partir disso, vá adicionando oitavas, regule a quantidade de Fuzz e sinal limpo (Clean) e escolha o timbre que mais te agrada com Opto e Tone. Tudo aos poucos, para não ser pego de surpresa pelo monstro das oitavas "caópticas"!