Preamp
Um pré-amplificador de baixo como você nunca viu. Ganho na estratosfera! Graves que parecem vir de um buraco negro, ainda mais com a chave "Ultra Lo" ligada. E como se não bastasse, cai como uma luva em guitarra de afinação baixa (downtuning), por conta dos ajustes finos de seus muitos controles, em especial as chaves "Bright" e "Ultra Hi", além da possibilidade de destacar as frequências médias ou cortar o famigerado mudness. Baseado no monstro cósmico Ampeg SVT Bass Amp.
Bass: realça ou atenua frequências baixas, reforçando ou limpando o peso. Perfeito para dar corpo em linhas solistas ou “encher” a base. Reduza se estiver embolando na mix ou perdendo definição em acordes.
Mid: controla a quantidade de médios ao ajustar a intensidade da faixa de frequência selecionada no controle Mid Freq. Essencial para definição das notas e presença no conjunto. Reforçar médios ajuda a “cortar” na mix, reduzir dá mais suavidade. Atenuar em 220Hz ou 440Hz reduz o famigerado mudness.
Mid Freq: seleciona a frequência central sobre a qual o controle Mid vai atuar: 220Hz, 440Hz, 880Hz, 1.8kHz ou 3.5 kHz. Permite escolher exatamente onde reforçar ou cortar, adaptando o timbre ao estilo, ao instrumento e ao ambiente.
Treble: ajusta o brilho/claridade ao realçar ou cortar frequências agudas. Acrescenta articulação e brilho às notas ou suaviza ataques e chiados.
Gain: ajusta o nível de sinal que entra no circuito de pré‑amplificação. Quanto mais ganho, mais quente e comprimido o som, chegando à saturação. Equilibra o nível de entrada conforme o instrumento usado e também molda o caráter dinâmico.
Master: controla o volume de saída do pedal. Define o nível global sem alterar o balanço entre ganho e EQ. Ajusta o volume final para o amplificador, interface ou mesa sem perder o precioso timbre que você configurou.
Bright: chave que adiciona realce nos agudos ou mantém resposta plana/normal. Insere reforço de altas frequências logo no início do pré, aumenta o ataque e a nitidez.
Ultra Low: chave que adiciona reforço nos subgraves ou mantém resposta plana/normal. Dá “boost” nas frequências mais baixas e suaviza um pouco os médios. Útil para um som profundo e aveludado para grooves e baladas, além do tão almejado peso supermassivo. Apenas tome cuidado para não prejudicar a definição, o que pode ser compensado com corte de mudness.
Ultra High: chave que adiciona realce extra nas frequências mais altas, que estão acima do controle de Treble, o que confere mais brilho. Útil para presença, definição slap e solos.
Dicas:
Combine Ultra Low com Bass em níveis moderados para graves profundos sem perder articulação.
Use Mid + Mid Freq para “encaixar” o instrument na mix, evitando disputas entre guitarra, baixo ou bumbo.
Bright e Ultra High juntos dão muita nitidez, o que é perfeito para cordas novas, slap e solos de guitarra.
Ajuste o Gain para a melhor sinergia entre o Supermassive e o seu instrumento. Captadores passivos tendem a precisar de mais ganho, enquanto os ativo precisam de menos.